top of page

APAE NITERÓI

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Niterói ou, abreviadamente, Apae de Niterói, foi fundada em 02 de agosto de 1965. Sua sede localiza-se na Rua Professor Ismael Coutinho, s/nº. Centro - Niterói/RJ.

É uma associação beneficente, com atuação nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros, sem fins lucrativos. 

A APAE promove, articula e apoia ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

 

Os principais fins da associação:

I – promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e transtornos globais do desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania;

II – prestar serviço de habilitação e reabilitação ao público definido no inciso I deste artigo, e a promoção de sua integração à vida comunitária no campo da assistência social, realizando atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de forma isolada ou cumulativa às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla, e para suas famílias;

III – prestar serviços de educação especial às pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla;

IV – oferecer serviços na área da saúde, desde a prevenção, visando assegurar uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência, preferencialmente intelectual e múltipla.

 

Abaixo, deixamos o link do site da APAE para que conheça com mais detalhes a importante atuação da APAE em nossa sociedade.

 

http://niteroi.apaebrasil.org.br

O PROBLEMA

De julho/2011 a dezembro/2012, a APAE enfrentou a falta de repasse de verbas da Secretaria de Saúde, pertinente a gestão anterior da cidade. Fato que acarretou muitos problemas para associação. A extinção de cursos profissionalizantes como as oficinas de panificação e confeitaria por exemplo. A redução do quadro de funcionários de saúde e outros setores. Atraso no pagamento de salários. 

A situação exigiu que a presidência da APAE entrasse com ações judiciais para normalização da questão.

As ações ainda tramitam sem solução,  na comarca de Niterói.

 

Muito se falou na mídia sobre o assunto. Abaixo deixamos alguns links para que se possa ficar por dentro da luta ferrenha e desigual, que a APAE trava contra os órgãos públicos, que deveriam honrar o trabalho social da APAE.

 

http://www.ofluminense.com.br/editorias/cidades/apae-de-niteroi-esta-na-luta-por-verba-do-sus-que-teve-repasse-cortado

 

http://www.folhanit.com.br/Noticia/4/Cidade/1486/Apae_luta_por_continuidade_de_verbas.html

 

http://fbh.com.br/2012/12/17/sem-repasses-do-sus-apae-e-obrigada-a-reduzir-atendimentos/

 

http://www.jornaldaenseada.com.br/index.php?main=enseada&id_news=3614

 

 

bottom of page